Avançar para o conteúdo

Qual a diferênça entre manteiga e margarina?

    Se você veio parar aqui é porque está com a mesma dúvida de milhões: Qual a diferença da manteiga para margarina? 🤔

    A manteiga e a margarina são ambos produtos gordurosos utilizados na culinária, mas existem diferenças significativas entre os dois.

    Existem muitas diferênças entre as duas e essas diferenças que influenciam muitos em receitas por exemplo, dependendo de qual você vai usar isso vai influenciar no sabor, na textura e até na estrutura.

    Manteiga

    A manteiga é feita da nata do Leite e é criada quando o leite é batido freneticamente. Ela tem 80% de gordura  e os 20% é de água e proteinas contidas no leite.

    Composição: A manteiga é composta principalmente de gorduras saturadas e contém colesterol.

    Algo curioso sobre a manteiga é que ela pode até ser produzida em casa. Aliás, esse é um alimento que é produzido desde tempos antigos.

    Sabor e textura: A manteiga tem um sabor rico e uma textura cremosa devido ao seu teor de gordura láctea.

    Margarina

    A margarina é produzida de forma insdustrial e feita de oleo, sal e água e outros ingredientes. Ela pode até ter um sabor parecido com o da manteiga mas não contem derivados do leite.

    Pode-se dizer que a margarina é uma imitação da manteiga. Ela foi criada em 1869 na frança.

    A margarina diferente da manteiga, é feita de óleos vegetais que são hidrogenados para torná-los sólidos à temperatura ambiente. Isso pode resultar em gorduras trans, dependendo do processo de fabricação.

    Sabor e textura: A margarina pode ter um sabor mais suave e uma textura mais macia, especialmente aquelas margarinas com baixo teor de gordura.

    Qual das duas é mais saudável?

    Não podemos dizer exatamente que uma é pior do que a outra mas por conta de alguns fatores a manteiga pode ser considerada mais saudável.

    A Manteiga por ser feita de ingredientes naturais contem vários acidos como o Ácido Linoleico Conjugado (CLA) e vitaminas como Vitamina K2, muito importantes para saúde.

    Tradicionalmente, a manteiga era vista como menos saudável devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e colesterol. No entanto, opiniões sobre gorduras saturadas mudaram ao longo dos anos, e muitas pessoas agora consideram a manteiga uma escolha aceitável em moderação.

    Já a margarina por outro lado pode ser rica em gorduras trans que eleva o colesterol e favorece o surgimento de doenças cardiovasculares. Ela aumenta o risco de cancer e contribue para o ganho de peso.

    No entanto a margarina, especialmente aquelas sem gorduras trans, foi promovida como uma alternativa mais saudável à manteiga devido ao seu menor teor de gorduras saturadas e colesterol.

    Resumo

    Em resumo, enquanto a manteiga é feita de gordura láctea e contém gorduras saturadas e colesterol, a margarina é feita de óleos vegetais e pode conter gorduras trans, dependendo do processo de fabricação. As preferências pessoais, restrições dietéticas e preocupações com a saúde geralmente influenciam a escolha entre manteiga e margarina.

    Espero que esse artigo tenha tirado sua dúvida de qual a diferença entre a manteiga e a margarina

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *